Nesta terça-feira (18) o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) inaugurou três laboratórios de análises de efluentes na Estação de Tratamento de Esgoto Central.

A obra foi planejada em 2017, o projeto foi elaborado em 2018 e a execução teve início em 2019.

Foram construídos laboratórios físico-químicos, de processos e microbiológico, os quais possibilitarão a autarquia obter agilidade nas análises de diversos parâmetros de controle de processo e de qualidade do efluente tratado, tais como, eficiência de redução de DBO e DQO, oxigênio dissolvido, verificação da redução de coliformes fecais na saída de tratamento do efluente, eficiência de redução de sólidos, verificação da redução da cor verdadeira e turbidez do efluente tratado, dentre outros parâmetros.

Com a conclusão da obra, o SAAE terá o domínio da situação do processo de tratamento das ETEs em tempo real, visando uma melhor tomada de decisão para obter sempre o melhor rendimento e a eficiência no processo de tratamento de esgoto.

Tratar e realizar análises de efluentes significa preservar o rio Paraíba do Sul, os córregos do município e o meio ambiente como um todo, garante a qualidade da água para consumo e o mais importante, preserva a saúde e a qualidade de vida da população.

Com os laboratórios próprios do SAAE em operação, é prevista a economia de R$285.452,44 por ano, com a realização dos ensaios semanais de monitoramento do processo da ETE Central, os quais eram realizados por laboratório terceirizado.

A partir agora será possível expandir o monitoramento para outras Estações de Tratamento de Esgoto do município, o que até então não era realizado. 

Na construção dos novos laboratórios e na ampliação do prédio existente foi investido o total de R$1.296.241,71 com recursos próprios do SAAE.

“É uma grande conquista para o SAAE e para nossa cidade ter laboratórios próprios para análises de efluentes. A partir de agora será possível monitorarmos e acompanharmos a todo tempo a eficiência do tratamento de esgoto.

Tratar de forma correta e eficiente o esgoto, é garantir a qualidade da água, é cuidar e preservar o rio Paraíba e os córregos da cidade, e o mais importante, é cuidar da população. Estamos inovando, avançando e mudando a história do saneamento em Jacareí, destaca o presidente Nelson Prianti Junior”. 

A autarquia possui também laboratórios de garantia da qualidade da água, os quais estão em processo de implantação da ISO 17.025 para acreditação.

Com a inauguração dos novos laboratórios, o SAAE concluiu a 60ª obra e projeto de saneamento, no período de janeiro de 2017 a fevereiro de 2020.